sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Na sombra de um cigarro

Quem anda só à noite, procura companhia ou procura encontrar a si mesmo, pelo menos era isso que eu pensava. Eu estava procurando a segunda opção, mas um cigarro e seu dono acabaram me fazendo companhia. Enquanto eu procurava um lugar onde pudesse passar a noite em silêncio e encontrar a mim mesma, aquele cheiro inebriante de perfume barato e cigarro se aproximou de mim, acompanhando meus passos. Talvez ele também estivesse procurando o silêncio ensurdecedor, ou apenas estava procurando companhia, não importa, foi ele quem começou a conversa, rompendo o silêncio que eu procurava.
-Boa noite, criança.
-Boa noite, desconhecido!
-Não tens medo de andar sozinha à noite?
-Deveria? Temerias o que?
-Desconhecidos como eu.
-Sou tão desconhecida para mim mesma quanto o senhor és para mim, no entando, não temo a mim mesma.
-E de demônios noturnos?
-Os demônios aqui dentro são bem maiores do que os de fora.
Sorri quando toquei meu peito. O desconhecido riu do que eu disse e em seguida deu uma breve tragada, soltando a fumaça em seguida. Senti as cinzas tocarem minha face e a queimarem de forma branda.
-Então criança, procurando algo!?
-De certa forma sim, mas nada que eu encontre aqui, e tu?
-Eu procurava um lugar em que eu pudesse ficar sozinho, mas tua presença acabou estragando meus planos.
-Desculpa. Quer que eu vá?
-Meu cigarro já está acabando, assim que ele terminar, eu mesmo irei.
-Talvez tua partida estrague meus planos.
-Pouco me importa, não sabes o que realmente queres, eu sei o que procuro e quero encontrar.
-E se eu disser que o que procuro encontrei ao te ver, ficarias?
-Talvez...
-O que farias?
-Como?
-O que faria se eu dissesse que és o que procuro?
-Beijaria tua face e diria que não se pode esperar algo exterior para completar o interior.
-"Continuo esperando certa nitidez vinda de fora", palavras de meu escritor favorito. Talvez sejas tu a nitidez que preciso.
-Criança, eu turvaria tua visão até que estivesse por aí se arrastando como um imundo inseto, procurando a luz que nunca encontraria, pois eu estaria cobrindo seus olhos com minhas mãos.
-E se eu dissesse que prefiro o escuro?
-Eu te abraçaria e ficariamos rindo dos demônios noturnos que para nós parecem tão pequenos, ficariamos imóveis com medo de esbarrar em algo ao nosso redor, seriamos um a sombra do outro, pois meu cigarro produziria a luz necessária para gerar sombras.
-Te peço para ficar, ficas?
-O cigarro já está no fim.
-Eu preciso do escuro.
-E eu, de um cigarro.
Demos alguns passos, eu olhava para as pedras no chão esperando que elas me mostrassem algum caminho, ele olhava para frente como se soubesse exatamente onde ia e conhecesse perfeitamente o chão que pisava. Um blefe, ele estava tão perdido quanto eu. Deixei uma lágrima nascer, quando ela tocou o chão, ouvi ele falar algo para o que sobrará do cigarro, uma parte tão pequena que mal conseguia segurar, então ele jogou o resto do meu tempo a nossa frente, e logo pisou em cima, apagando por completo o cigarro. Eu já estava preparada para seguir caminhando sozinha quando percebi que seus passos continuavam acompanhando os meus.
-Então, o cigarro acabou, nada mais prende-te aqui, não vais?
-As cinzas continuam queimando..
.


Ao Marcel, que sem querer, transformei em um personagem!

5 comentários:

Al Reiffer disse...

É, tem razão, o poema tem mesmo semelhanças com a frase do Caio. E este teu conto está ótimo, muito bem escrito, profundo e filosófico, de leitura agradável, prende-nos a atenção até o fim. Parabéns.

L. disse...

'o fim' que o diga. achei ótimo. nada vai me marcar tanto quanto o das asas crescendo em gaiola pequena demais, mas têm sido ótimos. mesmo.
a propósito: o título do meu blog é em tua homenagem, faz o favor de ir ver pelo menos, cria. KASDMKASLDMLAS '
te amo muito :*

Stobäus disse...

Já tinha lido esse no Recanto, eu acho o_O
Ótimo, como sempre *.*
Como o Alessandro disse "de leitura agradável, prende-nos a atenção até o fim" =)
Teamo!
;@@~do teu fã nº1 ^_^

L. disse...

fã número um nada, comprido. que eu tô nesse posto há bem mais tempo. wraaa /hulk.

Mattos Ferreira disse...

Gostei muito desse texto. Já conhecia teus escritos do Recanto agora nos veremos mais por aqui.
Abraço "estranha"!