sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Vinte de Setembro, O precursor da Liberdade

Logo que passa agosto, o mês mais temido do ano (apesar das sugestões de Caio Fernando Abreu para atravessar ele), chegamos em setembro, mês onde ironicamente comemoramos a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha, o maior marco da história gaúcha mesmo sem ter atingido seus objetivos. Muitos consideram o Tratado de Poncho Verde como o acordo de derrota farroupilha, pois não vencemos a revolução, continuamos pertencentes ao Império e teve fim a República Rio-Grandense. Mas até onde nossa idealizada República Rio-Grandense acabou e até onde perdemos a Revolução?
Não são poucos os costumes que nos diferenciam do resto do país, desde nossa alimentação a base de carne (diferente do resto do país que é invadido por uma febre de vegetarianismo), nosso jeito de falar e sentimentalismo e orgulho exacerbado deste chão. Somos o povo que divide a cuia com estranhos, que canta o hino do estado com emoção, que chora com seu time, seja o Grêmio ou o Internacional, somos o povo que sofre mas não se cala, o povo que luta por liberdade, igualdade e humanidade, somos diferentes e somos tratados diferentes. Somos pertencentes a República Rio-Grandense, mais forte do que nunca!
Não conseguimos nos tornar independentes, não ganhamos, mas também não fomos vencidos. Nos orgulhemos de termos lutado, afirmando assim nosso espírito guerreiro e revolucionário, diferente da maioria dos demais estados que suportaram tudo calados. Graças a Revolução Farroupilha, nasce no peito de cada gaúcho a revolução e o desejo de mudança.
Seja maragato, seja chimango, somos gaúchos, comemoremos então o 20 de setembro, o nosso dia. Lotemos nossos CTGs, aproveitemos a oportunidade e façamos churrasco e carreteiro de charque, ícones de nossa cultura e façamos também um mate e admiremos o nosso céu que é sempre o mais azul. E principalmente, tenhamos orgulho de nossas façanhas, afinal, em nossas 'veias corre o sangue herói de farrapo'.

Um comentário:

Stobäus disse...

Esse eu li do teu lado, bem na hora que o jornal chegou xD
Te disse na hora o que achei mas ressalto aqui.
Muito bom, amour! Até quem não for gaúcho, lendo o teu texto deve sentir uma inveja de não poder ser xD

Teamo;@~